Texto é o produto do pensamento de um autor. Pode ser definido como uma seqüência de signos que pode ser percebida como uma unidade significativa verbal. Podem ser divididos em três categorias:
- Verbal: construído a partir de palavras;
- Visual: construído a partir de imagens;
- Sincrético: usa palavras e imagens.
Os tipos de texto estão ligados à a forma com que o texto será lido, se ele é um texto a ser interpretado ou um texto puramente informativo:
- Denotativo -> Não literário: usa o sentido usual das palavras;
- Conotativo -> Literal: usa a interpretação.
Só podemos analisar se um texto é coerente (atribuir sentido) dentro de seu contexto. Para isso usamos algumas ferramentas:
- Intencionalidade: a intenção do autor com aquele texto;
- Informatividade: caráter de informações;
- Aceitabilidade: está ligado ao leitor/interlocutor e o fato deste estar disposto à participar da situação de comunicação;
- Situcionalidade: contexto.
Existem também mecanismos que articulam o texto tornando-o coeso:
- Referencial: faz referencia à algo já citado no texto;
- Recorrencial: leva o discurso adiante;
- Seqüencial: faz o texto progredir sem retomar itens,
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