Thursday, March 31, 2011

Comunicação – Unidade 2

Texto é o produto do pensamento de um autor. Pode ser definido como uma seqüência de signos que pode ser percebida como uma unidade significativa verbal. Podem ser divididos em três categorias:

  • Verbal: construído a partir de palavras;
  • Visual: construído a partir de imagens;
  • Sincrético: usa palavras e imagens.

            Os tipos de texto estão ligados à a forma com que o texto será lido, se ele é um texto a ser interpretado ou um texto puramente informativo:

  • Denotativo -> Não literário: usa o sentido usual das palavras;
  • Conotativo -> Literal: usa a interpretação.

            Só podemos analisar se um texto é coerente (atribuir sentido) dentro de seu contexto. Para isso usamos algumas ferramentas:

  • Intencionalidade: a intenção do autor com aquele texto;
  • Informatividade: caráter de informações;
  • Aceitabilidade: está ligado ao leitor/interlocutor e o fato deste estar disposto à participar da situação de comunicação;
  • Situcionalidade: contexto.

            Existem também mecanismos que articulam o texto tornando-o coeso:

  • Referencial: faz referencia à algo já citado no texto;
  • Recorrencial: leva o discurso adiante;
  • Seqüencial: faz o texto progredir sem retomar itens,

No comments:

Post a Comment