Thursday, March 31, 2011

Comportamento – Unidade 1

            Uma das matérias desse semestre é Comportamento. De acordo com o plano de ensino o objetivo do curso é: "Capacitar os alunos a criar, manter e desenvolver relações construtivas com outras pessoas em contexto de trabalho globalizado e na vida pessoal. Trabalhar cerimonial e protocolo nas várias dimensões dos eventos sociais e profissionais."

            A primeira unidade fala sobre a globalização e o papel do profissional de gastronomia como agente de mudanças. Durante o texto ele aborda que com o aprofundamento da integração entre países existe um desafio para manter a essência cultural viva. A globalização possibilitou uma troca de informação sem precedentes históricos, mas essa abertura também trouxe a necessidade de criar novas habilidades de convívio: aptidão para responder com qualidade à diversos comportamentos e atitudes, respeito à convenções sócio-profissionais e principalmente a habilidade de conviver com o diferente.

            O texto trouxe também outros conceitos. A Competência Social, que pode ser aquele "jeitinho de lidar com pessoas". Mas que em termos mais formais não é tão fácil de explicar. Ele engloba a habilidade de agir em sociedade e conhecimentos não técnicos usado para o bom desempenho da profissão e da interação entre pessoas. Fala também sobre a Inteligência Cultural que é a capacidade de interagir eficientemente com pessoas de culturas diferentes. Dentro de inteligência cultural podemos citar a Bolha de privacidade que é a distância que as pessoas de culturas diferentes tem de manter em relações a outras. Essa distancia pode variar dependendo do grau de intimidade entre os envolvidos e varia principalmente entre diferentes culturas.

            Mas o que isso tudo tem a ver com gastronomia? Desde que o acesso à outros países ficou mais fácil, não é incomum ver cozinheiros trabalhando longe de casa e interagindo com pessoas de outras nacionalidades dentro da mesma cozinha. Então como fazer para que essas pessoas de bagagem culturais tão diferentes tenham um convívio saudável e proveitoso? Saber comportar-se adequadamente, ter atitudes de respeito e consideração permitirão ampliar a possibilidade de resultados positivos e facilitarão nesta aproximação de culturas.

No comments:

Post a Comment